quinta-feira, 4 de junho de 2015

Sociedade Contemporânea. Educação e Comunicação





Houve a Semana da Educação na Universidade Católica de Santos (UniSantos) que aconteceu de 11 a 15 de maio, com várias palestras, oficinas e atividade sobre educação. Não pudemos comparecer na mesa redonda “Sociedade Contemporânea. Educação e Comunicação”, mas pesquisamos sobre o tema que segue neste post:
Comecemos por: O que é Sociedade Contemporânea? É uma sociedade conhecida pelo imediatismo por causa da rapidez de informações que nenhuma pessoa dessa época consegue assimilar tudo, mas que faz a vida social ser acelerada.
Questiona-se muito a fragmentação do conhecimento, racionalidade, democracia e o sentido de cidadania, mas essas reflexões são postas de formas tão diferenciadas que acabam tendo conceitos vazios. O século XXI é chamado de “Era dos Extremos” por Eric Hobsbawn, pois as tecnologias invadiram o cotidiano dos indivíduos que mostram-se atordoados na era da Internet.
Já diz Lucien Sfez “A Comunicação invade tudo”. A comunicação com o passar dos anos altera o comportamento e foco da sociedade, formando novas ideologias mundiais que estão em constante formação. Na contemporaneidade estamos ligados ao uso intensivo de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), essas tecnologias fazem com que nos comuniquemos através de instrumentos e aparelhos que enfraquecem as relações de contato, mas facilitam como as informações são passadas pela rapidez que proporcionam, o que causa um paradoxo na sociedade contemporânea, pois estamos conectados ao mesmo tempo que não. Vivemos em avanços tecnológicos intensos, as redes sociais explodem de usuários cadastrados a cada dia, é uma mudança tecnológica todos os dias, a proliferação de canais de novas mídias para comunicação, fazendo um sociedade que tem favoritismo a se expressar por uma tela. Como exemplo, Jenkins mostra que nossos telefones celulares já não são simplesmente dispositivos de telecomunicações: "Eles nos permitem jogar, descarregar conteúdos da internet, receber e enviar mensagens de texto, fotos, vídeos etc. Qualquer uma dessas funções também pode ser realizada através de outras novas mídias como MP3, MP4, walkman, DVD players, rádios dos carros, arquivos nos computadores, televisão a cabo ou digital etc."


A comunicação em massa é definida por seus produtores pelo modo como é recebida pela sociedade, ela é voltada para ampla faixa de público, que é anônimo, disperso e heterogêneo. Utiliza-se então o recurso e as técnicas de difusão coletiva. São estabelecidas de acordo com as regras regidas pelo mercado, obtendo, portanto, um caráter capitalista.
A educação é um processo de construção pessoal e social que se dá na interação com o cotidiano, nas relações que o homem estabelece com a natureza, a sociedade e suas estruturas políticas, sociais e econômicas.
Diante de várias transformações sociais, o processo de desenvolvimento da escola entra em pauta como um dos mais importantes aspectos a serem discutidos nesse processo é nela que são promovidas as mais importantes formulações teóricas, sobre o desenvolvimento cultural e social de todas as nações.
Os agentes educacionais e a escola de uma maneira geral, vêm vivenciando um processo de mudança que tem refletido principalmente nas ações de seus alunos e na materialização destas no contexto escolar, fato que tem tornado ponto de dificuldade e insegurança entre professores e agentes escolares de forma geral, configurando a forma comprometida no processo ensino-aprendizagem.
Existe uma infinidade de programas disponíveis para montagem de exibições de slides, de atividades interativas e jogos; porém, alguns professores não sabem como utilizá-los. Utilizar o computador em sala de aula é o menor dos desafios do professor: utilizar o computador de forma a tornar a aula mais envolvente, interativa, criativa e inteligente é que parece realmente preocupante. O simples fato de transferir a tarefa do quadro-negro para o computador não muda uma aula. É fundamental que a metodologia utilizada seja pensada em conjunto com os recursos tecnológicos que a modernidade oferece. O filme, a lousa interativa, o computador, etc., perdem a validade se não se mantiver o objetivo principal: a aprendizagem.



Aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado. O trabalho acaba tendo um retorno muito mais eficaz. É importante, no entanto, que haja não apenas uma revolução tecnológica nas escolas. É necessária a revolução na capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores.
Em língua portuguesa, por exemplo, podem ser trabalhados textos utilizando apenas um computador e um programa Word. A professora pode incluir comentários nos textos dos alunos sem alterá-los e depois pedir que revisem. Outra atividade interessante é pedir aos alunos que pesquisem na internet um texto narrativo e solicitar que mudem o gênero textual para poesia ou teatro. Nessa sequência, pode-se trabalhar o texto jornalístico, e os próprios alunos montam um jornal da escola utilizando programas no computador. Gráficos e tabelas no Excel podem ser elaborados com o auxílio do professor de matemática; artigos sobre o meio ambiente e alguma questão que envolva a comunidade local podem ser criados com o apoio dos professores de ciências e geografia. O mesmo jornal pode ser trabalhado no formato de telejornal, e os alunos poderão fazer gravações com câmeras digitais.
Outro aspecto interessante é que, em sua maioria, o material disponível na internet, ou mesmo filmes e documentários, não respeitam uma sequência linear de aprendizado. Assim, levando-se em consideração o conhecimento prévio do aluno, é possível proporcionar um envolvimento completo, uma interação ampla com o mundo que o cerca.

São muitos os benefícios trazidos pelos recursos tecnológicos à educação. Contudo, é preciso que o professor conheça as ferramentas que tem à sua disposição se quiser que o aprendizado aconteça de fato. O uso das tecnologias na escola está além de disponibilizar tais recursos; ele implica aliar método e metodologia na busca de um ensino mais interativo.

Referências:




Um comentário:

  1. Enxergar novas opções e acreditar nelas pode ser uma tarefa difícil se não for acompanhado de cuidados e orientações pertinentes. O papel da instituição de ensino é mostrar quais caminhos são corretos e auxiliar na formação do aluno, usando as ferramentas adequadas à necessidade da situação o professor pode criar laços de comunicação cada vez mais estreitos e influenciar positivamente, estando prestativo e atento sempre aos alunos e respeitando sempre suas diferenças.

    Postado por Equipe Blog Musicando

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